Artigo: O gestor ignorante com iniciativa na sua empresa

Compartilhe esta notícia:

Por: Jorge Luiz Rocha Pereira*

A administração do seu empreendimento pode estar nas mãos de quatro tipos de gestores:

  1. Uma pessoa inteligente com iniciativa.
  2. Uma pessoa inteligente sem iniciativa.
  3. Uma pessoa ignorante sem iniciativa.
  4. Uma pessoa ignorante com iniciativa.

Com o Tipo 1, a empresa tem grande chance de prosperar no mercado, já o Tipo 2 de empreendedor deixará tudo nas mãos dos colaboradores, o que pode ser “sorte ou azar”, o Tipo 3 normalmente é uma pessoa que herdou a empresa e rapidamente deve sair de cena, porém o Tipo 4 é um sério problema.

A empresa nas mãos de um ignorante com iniciativa é a mais perigosa arma que pode existir para qualquer empreendimento, suas ações inicialmente trarão o desapego às regras fundamentais, depois conduzirão os colaboradores ao mar das incertezas e logo após o caos estabelecido, o golpe fatal, o desaparecimento gradual dos clientes por falta de competência e a consequente marginalização do negócio.

Mas, a incompetência do Tipo 4 tem todos os momentos de uma tragédia anunciada. Antes da morte por definhamento, trará diversos novos e surpreendentes problemas, que se alastrarão pela organização, afetando desde as áreas estruturais da empresa, como a financeira, administrativa, logística, até as de relações comerciais, como a de marketing e comercial.

A indefinição do gestor Tipo 4 não conseguirá colocar os produtos e serviços corretos à venda, que por efeito cascata atingirá em cheio a área de logística, pois ela ficará sem um planejamento de compras e de estoque, dificultando a reposição e manutenção dos principais itens, com duros e angustiantes fatores refletidos no setor de marketing, que não encontrará o respaldo necessário para consolidar as campanhas de publicidade e atrair os clientes.

As repetidas falhas em reconhecer os limites e potenciais da empresa fará com que o negócio caminhe por vias torturantes, que eliminam as boas intenções e com elas as idéias inovadoras.

A resultante desta ignorância administrativa, a incompetência gerencial, conseguirá, em pouco tempo, destruir qualquer esperança da empresa obter um superávit de caixa e ancorado a esta dificuldade, quaisquer novos relacionamentos comerciais.

O conjunto destas ações, invariavelmente, somadas a planos equivocados de reestrutura capitaneados pelo gestor incapaz, além do pânico causado internamente, passa a visão de uma onda de terror aos clientes e fornecedores, dizimando com qualquer resquício de credibilidade da empresa no mercado.

Mas, felizmente, você não faz parte dos gestores Tipo 4, assim sempre existirá a oportunidade de reverter à caminhada em direção ao abismo, para isto são necessárias ações sérias e comprometidas com o foco da empresa.

Tudo tem início pela escolha de pessoas inteligentes com iniciativa, responsáveis, inovadoras e criativas para os cargos de gestão, que tenham o preparo e conhecimentos necessários para o desempenho do posto a ser assumido.

Não esqueça de realizar a substituição imediata do gestor Tipo 4.

Afinal, entender o funcionamento do negócio e suas relações com o mercado é o fator chave para o administrador conseguir manter e aumentar a competitividade da empresa em relação ao mercado. 

A sustentação das relações comerciais de forma sempre atraente e interessante para os colaboradores e clientes, esta ação exige, além da compreensão dos desejos dos consumidores, saber administrar as prerrogativas dos fornecedores e o comportamento dos concorrentes em relação às variações empresariais e do mercado.

*Jorge Luiz Rocha Pereira é consultor de empresas.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: